Dicas para iluminação de fotografia de comida

Iluminação alternativa para flash de estúdio

O kit que uso quando fotografo com o flash TTL fora da câmera

Muitas pessoas que querem começar a fotografar comida me perguntam se é preciso adquirir todos os equipamentos de iluminação que utilizamos. Sempre digo que não, e que um difusor, rebatedor, papel branco, um pequeno espelho e um flash à pilha fora da câmera fazem uma grande diferença.

Difusor: Junto com um suporte e um tripé, um difusor colocado a 45º em frente de uma janela fornece uma luz suave e boa para fotografar alimentos;
Rebatedor: Tanto na cor prata quanto branca, é útil para suavizar sombras e aproveitar mais a iluminação disponível
Papel branco: Dobrados, cortados e colocados perto do prato, servem como mini rebatedores para valorizar pequenos detalhes/áreas
Pequeno espelho: Tem a mesma função do pedaço de papel, porém com maior poder de reflexão.
Flash TTL fora da câmera: Essencial quando a fonte de luz do local não é suficiente. É mais barato que um flash de estúdio e ainda não precisa de tomadas.

Com estes equipamentos acima você consegue melhorar bastante a iluminação das suas fotos de comida, com um bom custo/benefício.

3 replies
  1. Wellington Veras says:

    Parabéns Michel, seu artigo ficou sensacional e cheios de dicas valiosas para quem quer aprender a adaptar equipamentos de baixo custo e produzir ótimas fotografias.

  2. layon says:

    Bem legal só queria pergunta quais são as maneiras e como começa no mercado

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>