Investir na imagem do seu produto

_MG_7736_blog
fotografia: Michel Téo Sin | cliente: Bianco Lounge

E se as empresas alimentícias não investissem em profissionais da fotografia e food styling? As fotografias que ilustram seus produtos não despertariam tanto o apetite dos consumidores, e consequentemente as vendas seriam menores.

Leia o resto do post clicando no link abaixo

O trabalho do food stylist e o fotógrafo de gastronomia não é de enganar o consumidor com uma imagem totalmente diferente ao produto real, mas sim valorizar as qualidades e esconder os defeitos. Da mesma forma como um maquiador valoriza a beleza e esconde as imperfeições da mulher maquiada. O objetivo de uma fotografia de gastronomia é que o consumidor/observador consiga, por meio do seu olhar e imaginação, sentir o sabor, a textura, o cheiro do alimento e a experiência que ele pode vivenciar comendo tal produto.

Mesmo sabendo que uma lasanha congelada, ou um fast food nunca ficará depois de pronta como na fotografia do menú ou embalagem, as pessoas escolhem os produtos por causa da fotografia da embalagem. Quando não há fotografias, as pessoas tendem a escolher pela marca. Entre vários fatores, a percepção de qualidade e preferência de uma marca se dá pela associação de imagens/fotografias relacionadas a tal marca já vistas pela pessoa, como anúncios, comerciais, embalagens, materiais gráficos no ponto de venda, etc.

Boas fotografias não são somente importantes para transmitir as características do alimento ou atrair o consumidor na hora da compra, mas também fazem a diferença na percepção de qualidade e valor agregado da marca da empresa.

Fotos com e sem profissionais de fotografia e food styling:
olivegarden01
© Olive Garden / desconhecido

olivegarden2
© Olive Garden / desconhecido

BigMac
© Mc Donald’s / desconhecido

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>